GERMINAÇÃO DE PLANTAS DE MILHO (Zea mays L.), FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) E COENTRO (Coriandrum sativum L.) CULTIVADAS EM CASA DE VEGETAÇÃO SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO.
865 palavras
4 páginas
20010FAIV BIO MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS FAINTVISA
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
GERMINAÇÃO DE PLANTAS DE MILHO (Zea mays L.), FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) E COENTRO (Coriandrum sativum L.) CULTIVADAS EM CASA DE
VEGETAÇÃO SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO
Wanessa Kassia A. da Silva; Daniela P. da S. Souza; Mayara H. de Farias¹
Orientadora: Profa. Dra. Paula Regina F. do Nascimento2
1.
Graduandas do Curso de Licenciatura Plena em Biologia das Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão (FAINTVISA)
2.
Profa. Dra. das Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão (FAINTVISA).
1- INTRODUÇÃO
4- RESULTADOS E DISCUSSÃO
A água desempenha um papel fundamental na vida da planta.
Para cada grama de matéria orgânica produzida pela planta, aproximadamente 500 gramas de água são absorvidos pelas raízes, transportados através do corpo da planta e perdidas para a atmosfera. A água interfere na produção vegetal. Sua falta ou excesso afetam de alguma maneira, o desenvolvimento das plantas.
“É uma das mais importantes substâncias do planeta e o solvente ideal para a ocorrência dos processos bioquímicos” (KERBAUY,
2008).
Estudar as relações hídricas em plantas é importante devido a diversidade de funções fisiológicas e ecológicas que a água exerce.
Dentre os fatores que a planta precisa para crescer e funcionar, a água é o mais abundante e também o mais limitante. Dessa forma é perceptível que tanto a produtividade agrícola quanto a distribuição vegetal sejam parâmetros influenciados pela disponibilidade de água no solo (NEPOMUCENO, et al, 2001).
Figura 1 - Plantas de Feijão após 21 dias de crescimento: Irrigação 5 vezes por semana, 3 vezes por semana e 1 vez por semana, respectivamente.
Figura 2 - Plantas de Coentro após 21 dias de crescimento: Irrigação 5 vezes por semana, 3 vezes por semana e 1 vez por