evapotranspiração
Prof. Paulo Cesar Sentelhas
Prof. Luiz Roberto Angelocci
Aula # 8
Evapotranspiração – Definições e Conceitos
ESALQ/USP – 2009
LCE 360 - Meteorologia Agrícola
Sentelhas/Angelocci
A importância da ET no ciclo hidrológico
A evapotranspiração é a forma pela qual a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor, tendo papel importantíssimo no Ciclo Hidrológico em termos globais. Esse processo envolve a evaporação da água de superfícies de água livre (rios, lagos, represas, oceano, etc), dos solos e da vegetação úmida (que foi interceptada durante uma chuva) e a transpiração dos vegetais.
LCE 360 - Meteorologia Agrícola
Prec.
Sentelhas/Angelocci
ET
Micro-bacia Hidrográfica
Q
Em uma escala local, no caso de uma cultura, a ET da cultura se restringe aos processos de evaporação da água do solo e da vegetação úmida e de transpiração das plantas. O balanço entre a água que entra na cultura pela chuva e a que sai por ET, irá resultar na variação do armazenamento de água no solo, que por sua vez condicionará o crescimento, o desenvolvimento e o rendimento da cultura.
Em uma escala intermediária, a ET assume papel fundamental no balanço hídrico de micro-bacias hidrográficas, juntamente com a precipitação. O balanço entre a água que entra na microbacia pela chuva e que sai por ET, irá resultar na vazão (Q) do sistema de drenagem. Prec.
ET
LCE 360 - Meteorologia Agrícola
Sentelhas/Angelocci
A importância da ET na agricultura
Toda água
Oceanos
Água Doce do todo
Água
Doce
Umidade do solo Superfície
do todo
Geleiras
Superfície
Lagos
Lagos salinos
Subterrânea
Atmosfera
Aquíferos
Rios e córregos
De toda água doce superficial do mundo (0,643% do total de água no globo), apenas 51,8% (0,333% do total) está disponível para ser usada. Da água doce que realmente é utilizada, 70% o é na prática da irrigação.