Nada
Orientado
a Objetos
Introdução ao PHP 5
Com as primeiras 2 versões de PHP, PHP 3 e PHP 4, conseguiram uma plataforma potente e estável para a programação de páginas do lado do servidor. Estas versões serviram muito de ajuda para a comunidade de desenvolvedores, tornando possível que PHP seja a linguagem mais utilizada na web para a realização de páginas avançadas.
Entretanto, ainda existiam pontos negros no desenvolvimento de PHP que trataram de solucionar com a versão 5, aspectos que fizeram falta na versão 4, quase desde o dia de seu lançamento. Referimonos principalmente à programação orientada a objetos (POO) que, apesar de estar suportada a partir de
PHP3, só implementava uma parte muito pequena das características deste tipo de programação.
Nota: A orientação a objetos é uma maneira de programar que trata de modelar os processos de programação de uma maneira próxima à realidade: tratando a cada componente de um programa como um objeto com suas características e funcionalidades. Podemos ver uma pequena introdução no artigo O que é a programação orientada a objetos.
O principal objetivo de PHP5 foi melhorar os mecanismos de POO para solucionar as carências das versões anteriores. Um passo necessário para conseguir que PHP seja uma linguagem apta para todo tipo de aplicações e meios, inclusive os mais exigentes.
Instalação de PHP5 com WAMP5
Existe um pacote de instalação chamado WAMP5 que pode instalar em conjunto Apache, PHP
5, MySQL e PHPMyAdmin. Neste capítulo, ainda nos referimos à forma de instalação de WAMP5 e outras opções para aumentar as possibilidades do pacote.
Existe uma maneira de começar a utilizar PHP5 em Windows sem ter que sofrer as complicações típicas da instalação dos servidores necessários para programar em PHP. Trata-se de instalar um pacote chamado WAMP, que permite instalar e configurar em um só processo o servidor Apache, a base de dados
MySQL e o módulo de programação em PHP versão 5.
WAMP é um