Origem da vida
2012
A Origem da Vida
A vida ainda é um tema recente no âmbito científico, comparado com as grandes e antigas discussões no pensamento filosófico e religioso. Sua origem é uma das grandes questões científicas e tem sido abordada por ilustres cientistas. Aristóteles foi o fundador da primeira teoria científica de origem da vida, que conhecemos a Teoria da GERAÇÃO ESPONTÂNEA, na qual existia 2 princípios um passivo, que é a matéria, e o outro ativo, que é a forma, e foi preferência da ciência a mais de dois mil anos. No século XVII o naturalista Francisco Redi, pôs-se contrário as ideias de Aristóteles, negando a existência do princípio ativo e defendendo que todos os organismos vivos surgiam a partir de inseminação por ovos e nunca por geração espontânea. Para demonstrar a veracidade de sua teoria, Redi realizou a seguinte experiência: colocou carne em 8 frascos. Selou 4 deles e deixou os restantes 4 abertos, em contato com o ar. Em poucos dias verificou que os frascos abertos estavam cheios de moscas e de outros vermes, enquanto que os frascos selados se encontravam livres de contaminação.
Fonte: Só Biologia
Esta experiência parecia negar, inequivocamente a abiogênese de organismos macroscópicos, tendo sido aceito pelos naturalistas da época. Em 1862, um experimento de laboratório do francês Louis Pasteur colocou um ponto final na ideia da geração espontânea.
Fonte: Só Biologia
Pasteur colocou diversas infusões em balões de vidro, em contato com o ar. Alongou o pescoço dos balões á chama, de modo a que fizeram várias curvas. Ferveu os líquidos até que o vapor saísse livremente das extremidades estreitas dos balões. Com isso ele verificou que, após o aquecimento dos líquidos, estes permaneciam inalterados, tanto em odor como em sabor. No entanto, não se