Estudo de caso - tiffany & co.
[pic]
Num mundo globalizado, denominado por Ulrich Beck de Segunda Modernidade, a aplicação dos conceitos deve ser revista constantemente a fim de explicitar as interconexões cada vez mais complexas – e velozes – que acarretam mudanças nos mais diversos ramos: da ciência à mitologia, do setor primário ao terciário, todos eles em constante transformação. E em tudo isso, caberá aos estudos de marketing identificar necessidades, prospectar os clientes, e satisfazê-los não somente pensando no lucro imediato, mas principalmente, na construção de um relacionamento de longo prazo. Esse trabalho visa compreender e aplicar alguns conceitos de marketing, através da análise estratégica de uma empresa e dos fenômenos mercadológicos nos quais está inserida. Para isso, será feita a análise da empresa Tiffany & Co., de origem americana, e que está no mercado há mais de 170 anos, tornando-se mundialmente conhecida e admirada principalmente por suas jóias. Após esta análise será elaborado um artigo sobre os conteúdos identificados.
A empresa Tiffany & Co. foi escolhida para análise visto que é uma empresa admirada por tantas mulheres, como nós, e por estar inserida em um setor que o grupo considera muito atrativo e que vem crescendo nos últimos tempos.
Como a empresa escolhida permite vários vieses de análise, o tema escolhido pelo grupo foi a vinda da empresa Tiffany & Co. para o Brasil, na tentativa de compreender como uma empresa americana, com um público alvo aparentemente tão específico, conseguiu se expandir em mais de cinqüenta países, sempre competindo com as melhores de seu grupo estratégico.
A realização da entrevista feita com a ex-gerente geral, LP, responsável pela árdua tarefa de trazer a marca para o Brasil, identificará não somente a dificuldade de expandir uma marca, como também vários aspectos ligados ao binômio concorrência/mercado. Além da entrevista foram feitas inúmeras