Estudo De Caso The Coca Cola Company
1 INTRODUÇÃO 3
2 EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO 4
3 EMBASAMENTO MATEMÁTICO 6
4 EMBASAMENTO ECONÔMICO 8
5 EMBASAMENTO CONTÁBIL 10
6 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos com as disciplinas do segundo semestre do curso de graduação em Administração.
Para a atividade proposta foi necessário realizar o estudo de caso baseado no texto “The Coca-Cola Company” extraído da obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman.
2 EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO
A Teoria Neoclássica da Administração surge com o objetivo de dilapidar as teorias até então existentes: a Abordagem Clássica (Administração Científica + Teoria Clássica) e a Abordagem Humanística, “quebrando” a parcialidade e as limitações de cada uma delas. Tem ênfase nos princípios organizacionais e na administração teórica e prática.
A Coca-Cola tem uma estrutura denominada Em Redes, essa estrutura (network) desagrega as funções principais da organização, transferindo-as para empresas separadas que são interligadas através de uma pequena organização coordenadora, que passa a ser o núcleo central.
Administração Cientifica Esta teoria surgiu no início do século passado, da necessidade de aumentar a produtividade e preocupava-se principalmente com a organização das tarefas, com racionalização do trabalho. E consiste que os administradores podem determinar cientificamente a melhor maneira para realizar uma determina atividades e/ou tarefa. Esta teoria trabalha para aumentar a eficiência da mão-de-obra. Desta maneira, Frederick W. Taylor, Henry L. Gantt, Frank Gilbreth e Lillian Gilbreth criaram os princípios da administração científica.
Frederick W. Taylor baseou seu sistema no estudo de tempos e movimentos, cronometrando os tempos e movimentos de operários siderúrgicos. Criou também o sistema de tarifas diferenciadas, onde o empresário remunerava seus