ESTUDO DE CASO: “THE COCA-COLA COMPANY”
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo o estudo de caso “ The Coca-Cola Company”, da obra “50 empresas que mudaram o mundo” de autor Howard Rothman. Uma empresa que foi fundada no século XIX, onde no dia 8 de maio de 1886 era vendida a primeira bebida conhecida atualmente como Coca-Cola, nome posteriormente dado por Frank Robinson, que utilizou a sua própria caligrafia para fazer o logotipo. O produto era um xarope com água carbonada, servidos em copos de vidro e misturados na hora de servir.
A Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas.
A Coca-Cola é uma empresa de atuação global comprometida com os mercados locais. Uma empresa que respeita a diversidade e está sempre atenta ao que pessoas de diferentes culturas e experiências querem beber - e onde e a forma como elas querem apreciar sua bebida. Em parceria com seus fabricantes locais, a empresa buscar ser comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. Em mais de um século de existência, a Coca-Cola tornou-se parte de vida de bilhões de pessoas em todo o planeta. Toda vez que um desses consumidores escolhe uma de nossas marcas, desejamos que este seja um momento único, excitante e de plena satisfação.
1.1 Abordagem utilizada da teoria da Administração II
A abordagem utilizada no estudo de caso “The coca-cola company” é a teoria neoclássica, pois caracteriza-se por: uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dos conceitos teóricos. Para os neoclássicos, a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de pessoas para um objetivo comum.