ESTUDO DE CASO: “THE COCA-COLA COMPANY”
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESTUDO DE CASO: “THE COCA-COLA COMPANY” 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO O trabalho que será apresentado a seguir me ajudou a entender um pouco da história de empresas de sucesso, como elas se dividem em relação a sua estrutura organizacional, pude ver os erros e acertos de uma empresa e através dos exercícios propostos, interpretei um pouco o papel de um administrador no seu dia-a-dia de trabalho, que é resolver vários problemas apresentando soluções racionais.
2 ESTUDO DE CASO: “THE COCA-COLA COMPANY”
Parte I – Embasamento administrativo
1) Abordagem neoclássica, a seguir destaco algumas características da teoria neoclássica com exemplos ocorridos da empresa The Coca Cola Company:
Ênfase na prática da administração – os autores neoclássicos buscam resultados concretos com conceitos que podem ser utilizados de forma prática. Exemplo: a Coca para aumentar as vendas no mercado de massa concede direitos exclusivos de engarrafamento a uma dupla de homens de Chanttanooga, no Tennese. O contrato de um dólar, também marcou o nascimento da estratégia exclusiva da companhia de usar engarrafadores independentes para misturar ingredientes específicos localmente e distribuir o produto resultante.
Ênfase nos princípios gerais da administração – estabelecimento de normas administrativas com o objetivo de buscar soluções práticas. A partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador deve orientar suas ações de maneira flexível, adequando os princípios gerais aos diferentes tipos de organizações. Exemplo: A empresa Coca Cola Company com base em Atlanta, permanece a maior fornecedora de refrigerante do planeta. Sua lista de produtos de enorme popularidade, agora vendido em 200