universidade e ciencias
A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, e no processo de aquisição do conhecimento. O processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade se dá após 1930. Este fenômeno educacional surge por causa da decorrência da industrialização e urbanização.
O deslocamento do eixo do processo produtivo do campo para a cidade e da agricultura para a indústria provocou o deslocamento do eixo do processo cultural do saber espontâneo, assistemático para o saber metódico, sistemático, científico.
2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?
A universidade deve ser reconhecida como um espaço do ensino, da pesquisa e da extensão. Essas autonomias passam a formar um padrão de qualidade, voltadas para os interesses da população. A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.
3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil. neo-napoleônico, cujos indicadores são compatíveis aos das escolas profissionais, a formação técnico-profissional dos estudantes, os quais não são exigidos a pesquisa e a extensão, a produção de conhecimento é especifica e exclusiva. neo-humboldtiano com estrutura de pesquisa e de Pós-graduação consolidada e corpo docente predominantemente em