O Ponto E A Linha Hist Ria Do Direito
HISTÓRIA DO DIREITO E DIREITO
POSITIVO NA FORMAÇÃO DO JURISTA
DO NOSSO TEMPO*
Paolo Grossi**
Sumário: Introdução. 1. O papel cultural da história do direito; 2. O direito pertence a uma dimensão de civilização; 3. A necessidade cultural da presença do historiador nas Faculdades de Direito; 4. Legitimando a presença do historiador do direito; 5 .
Considerações finais. Referências.
Resumo: O artigo realiza reflexão sobre o papel da história e do historiador do direito quanto ao processo de formação do jurista de nosso tempo e sobre o próprio desígnio institucional das Faculdades de Direito na atualidade. O historiador, estando ao lado do operador do direito positivo, oferece contribuição a uma saudável desmistificação da dogmática jurídica. Com isso, relegitimam-se reciprocamente o historiador e o jurista.
Abstract: This paper aims at reflecting about the history and law historian’s roles according to his background learning process nowadays, as well as the institutional purpose of Law
Colleges nowadays. The historian, when side by side to the positive law operator, contributes to a healthful juridical dogmatic non-mystification. Thus, historian and jurist legitimate themselves again, respectively.
Keywords: Law History; Juridical Dogmatic;
Palavras-chave: História do Direito; Dogmá- Law Teaching. tica jurídica; Ensino jurídico.
Introdução
O
tema sobre o qual irei refletir neste ensaio, não só por determinação própria, mas também por desejo expresso de colegas e amigos, consta entre os mais vivos e urgentes que se oferecem hoje à atenção do jurista.
Contém em si a própria questão da concepção do direito, dizendo respeito, conseqüentemente, ao processo de formação do jurista e ao próprio desígnio institucional das Faculdades de Direito na atualidade.
* Traduzido da língua italiana por Mônica Sol Glik.
** Professor Catedrático de História do Direito Moderno e Medieval na Università degli studi di Firenze, Itália.
Revista Seqüência, nº 51, p.