estudo de caso tga
DISCIPLINA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PORTO ALEGRE
2014
1. A ORGANIZAÇÃO, A ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
1.1 Resumo
O pensamento administrativo foi fortemente influenciado pelos filósofos gregos, como Platão (429 a. C. – 347 a. C.) discípulo de Sócrates, e Aristóteles (384 a. C. – 322 a. C.), discípulo de Platão. (CHIAVENATO,2007, P.30).
Segundo LACOMBE, “uma Organização é formada por um conjunto de pessoas que se constituí formalmente para atingir objetivos comuns”. MAXIMIANO diz “A organização é uma combinação de esforços individuais, que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”. São exemplos de uma organização: uma empresa, banco, hospital, uma família, uma igreja com os seus fiéis, uma escola, etc.
A organização pode ser formal ou informal, pública ou privada, de porte pequeno, médio ou grande, com ou sem fins lucrativos. A organização formal tem normas e regras. As dimensões de uma organização são expressas através da Missão, Visão e dos Princípios, assim como indicadores, como por exemplo seu faturamento.
Administração: Ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Relacionada a métodos. Princípios para administrar: Planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo WILLIAMS a administração é a realização de um trabalho por meio de outras pessoas, e BATEMAN defini que é o processo de trabalhar com pessoas e recursos para atingir metas organizacionais.
Para LACOMBE, administrar é obter resultados por meio de pessoas, ou seja, é o ato de trabalhar com pessoas para realizar os objetivos da organização e de seus membros e o administrador é aquele que, conduz um grupo de pessoas para os resultados desejados. Para SIMON “o administrador é um tomador de decisões”. O administrador lidera a organização, gerenciando o seu dia a dia. Faz parte de suas atribuições: Gestão dos recursos financeiros, materiais, humanos e