Estudo de caso, Tempo de Despertar
Filme: Tempo de Despertar
1. Escreva (10 linhas) o que trata o filme?
O filme Tempo de Despertar mostra a determinação de um neurologista, que consegue emprego em um hospital psiquiátrico onde há várias pessoas sofrem de Encefalite Letárgica a “doença do sono”. Essas pessoas aparentemente estão fechadas pra dentro de si como se estivessem adormecidas. O Dr. Sayer acredita que há uma cura para isso. Muitos médicos não acreditarem nisso, mas mesmo assim ele sai em busca de tratamentos. Diante de uma pesquisa que faz, chega ate o medicamento L-Dopa, usado para Mal de Parkinson. Sayer é autorizado a testar o medicamento só em um paciente. Escolhe Leonard, que desenvolveu a doença bem cedo, o mesmo que trás resultados incríveis. Com isso o doutor começa o tratamento com todos os pacientes, mas com o tempo os medicamentos começam a ter efeitos colaterais que deixam todos os pacientes como eram antes, adormecidos.
2. Conceitue as patologias que o filme retrata. Descreva seus sintomas.
Encefalite Litúrgica: Doença do sono que causa sonolência incontrolável, tremores, febre alta, dores de cabeça, inflamação da garganta, movimentos anormais, perda da fala (mutismo), catatonia (ficar duro), atrofia muscular, psicose, isquemia cerebral (falta de funcionamento das células).
Mal de Parkinson: Lentidão dos movimentos, tremores nas extremidades das mãos, rigidez muscular, acinesia (redução da quantidade de movimentos), distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tonturas e distúrbios do sono, respiratórios e urinários.
Esquizofrenia: alucinações, delírio, discurso incoerente, comportamento catatônico e apatia. Normalmente os sintomas aparecem e desenvolvem-se lentamente.
Alzheimer: Na forma inicial há alterações na memória, personalidade e habilidades espaciais e visuais. Na sua forma moderada, a pessoa tem dificuldades para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos, tem agitação e insônia. A forma grave, há