Arte Barroca
O Barroco nasceu no século XVII na Itália, estendendo-se por outros países da Europa, Holanda, França, Bélgica e Espanha, também sendo trazido para o continente americano pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista, marcado pela reação da Igreja Católica ao movimento protestante e ao mesmo tempo pelo desenvolvimento do regime absolutista.
O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal, Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
Composição assimétrica, em geral diagonal – que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Realista, abrangendo todas as camadas sociais retratando cenas dramáticas e às vezes violentas.
Um dos lados da composição é sempre mais enfatizado que o outro.
PRINCIPAIS PINTORES :
Caravaggio, Andrea Pozo, Diego Velazquez, Peter Paul Rubens
Peter Paul Rubens
Rubens nasceu em 29 de junho de 1577 na Antuérpia (Bélgica), era flamengo e viveu na Alemanha até os 10 anos.
Foi considerado o maior expoente do barroco,estilo que envolvia uma surpreendente e emotiva mistura de cor, luz e movimento. Era um estilo de obra no qual Rubens brilhava e para o qual sua personalidade afetuosa, emocional e amigável, sua erudita formação européia e sua religião católica eram idealmente talhadas.
II CONTEÚDO PLÁSTICO FORMAL
1 - Aproximação / aquecimento
Anotação informal de idéias e sensações que surgem no contato com a obra de arte:
Sensação de inclinação, movimento e certo espanto por parte das figuras ali apresentadas. Composta por cores