Estudo de caso sobre Epilepsia
O presente trabalho buscou a elaboração de um estudo de caso referente a uma cliente portadora de Epilepsia o estudo se deu a partir da experiência vivenciada durante o Estagio Supervisionado no Hospital Municipal Jonas Ferreira da Silva no município de Serrolândia. Explicamos de forma bem esclarecida à proposta da realização deste trabalho e através do consentimento da mesma de livre e espontânea vontade a cliente nos permitiu a dar inicio ao estudo com uma analise documental (prontuário), e em seguida realizou-se anamnese e exame Físico.
Este trabalho teve como objetivo principal aprimorar conhecimentos sobre a patologia. Através deste estudo nos possibilita a entender todo o contexto em relação à problemática, observamos que a enfermagem contribui de forma relevante para o levantamento diagnóstico da cliente nas dependências do hospital, bem como, prestar uma assistência qualificada de forma integral respeitando os valores éticos morais e sociais. Apesar de pouca permanência da cliente na unidade conseguiu-se a alcançar o objetivo principal, aprimorar conhecimentos no assunto.
Palavras Chaves: Epilepsia, Crises, Transtornos, Enfermagem.
INTRODUÇÃO
A Epilepsia constitui um grave problema de saúde que atinge todo mundo, onde há um envolvimento de vários fatores tanto sociais, econômicos, psicológicos onde a aquisição do transtorno causa grande sofrimento para a família apresentando vários graus de comprometimento. A epilepsia é uma doença comum do cérebro, afetando aproximadamente 1 % da população mundial. Clinicamente, as epilepsia são caracterizadas por crises espontâneas e recorrentes, convulsivas ou não-convulsivas, que são causadas por descargas parciais generalizadas no cérebro( SILVA & CAVALHEIRO,2004).
Segundo Teixeira (2008), a epilepsia é a condição neurológica crônica mais comum em todo o mundo e pode acontecer em qualquer idade, raça