Estudo de caso Residuos Solidos de Saude
Estudo de casos: Hospital Waldomiro Coulatti, Ibirama
1
HOSPITAL WALDOMIRO
COULATTI
Em funcionamento desde sua inauguração em 20 de setembro de
1986.
Situado no topo de uma colina, em um terreno de 9.753m2, com um total de 5.259m2 de área construída, na época da inauguração. Até o momento atual, o Waldomiro Coulart recebeu várias alterações, incluindo o nome, antigo Miguel Couto, sobre tudo diversas ampliações e modernização em sua instalação predial.
2
Possui aproximadamente 100 leitos em uso, 240 funcionários, entre médicos, enfermeiros técnicos em enfermagem, auxiliares em emfermagem, agentes administrativos, agentes de serviços gerais, caldereiros, motoristas, serviços tercerizados, e atualmente sob a direação geral do Dr. José Carlos dos Santos.
3
INTRODUÇÃO
Em nosso estudo nos propomos conhecer e analisar a realidade da gestão dos resíduos sólidos de serviço de saúde, o comumente chamado lixo hospitalar.
Através dos dados obtidos no HDWC, esperamos ser possível iniciar um processo de delineamento do cenário da gestão desses resíduos na cidade e favorecer a busca de métodos e técnicas que propiciem uma melhoria do processo de gestão e conseqüentemente da qualidade de vida da população.
4
RESÍDUOS DOS SERVIÇOS
DE SAÚDE
O “lixo hospitalar” é um resíduo descartado por hospitais, clínicas e necrotérios que oferece alto teor de contaminação para o ser humano e para o meio ambiente se não for descartado corretamente, segundo as orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
5
Fonte de riscos à saúde e ao meio ambiente
Procedimentos técnicos e descarte inadequados
6
DESTAQUE LEGAL
Somente no ínico da década de 90
Associação Brasileira de Normas Técnicas produziu muitas iniciativas de normatizações específicas dos serviços de saúde como:
· NBR 12.807/1993 - que trata sobre a terminologia dos resíduos do sistema de saúde;
· NBR 12.808/1993 - sobre classificação de resíduos dos serviços de saúde; · NBR