DOC Ambiental
ROBSON DOS SANTOS GARCIA
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANO NO MUNICÍPIO
DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA
Feira de Santana
2014
ROBSON DOS SANTOS GARCIA
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANO NO MUNICÍPIO
DE SÃO GONÇALO DOS CAMPOS - BA
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina TCC I, do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana – BA.
Profª Orientadora Ozineide Gusmão
Feira de Santana
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O Município de São Gonçalo dos Campos, cidade do interior da Bahia nas últimas décadas apresentou um desenvolvimento socioeconômico considerável, o que não é diferente em outros municípios de pequeno porte brasileiros. Este trabalho busca avaliar as mudanças de comportamento de consumo que aumentam a necessidade de recursos naturais e atividades. Estes, por sua vez, à medida que são processados e consumidos, acarretam um surgimento cada vez maior de resíduos, dos quais, armazenados ou postos de forma inapropriada, geram significativas transformações no ambiente. A produção desordenada desses resíduos é uma questão que vem se agravando pela inobservância a normas de gestão e ausência de políticas publica que podem comprometer a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
No contexto dos resíduos sólidos, quando destinados de forma inadequada produzem grandes impactos ambientais, causando poluição das águas superficiais e subterrâneas, contaminação dos solos e do ar e a proliferação de doenças; não constituem somente um problema de ordem estética, mas representam também uma séria ameaça ao homem e ao meio ambiente, diminuindo consideravelmente os espaços úteis disponíveis (TENÓRIO; ESPINOSA, 2004; SCHALCH et al., 2002).
Ressaltamos que os resíduos sólidos quando armazenados