ESTUDO DE CASO PLANO DE CARREIRA 2014
Planejamento e desenvolvimento de carreira são conceitos que atualmente estão tendo seus métodos modificados tanto pelos especialistas em gestão de pessoas quanto pelos executivos das organizações. Uma carreira bem-sucedida para a força de trabalho que integra o quadro de pessoal de uma organização pode ser obtida através de um cuidadoso planejamento cujo resultado final é o plano de carreiras.
Pode-se definir o planejamento de carreira como um processo contínuo de interação entre o empregado e a organização visando a atender aos objetivos e interesses de ambas as partes.
Também pode-se dizer que a carreira é uma sucessão de níveis de capacitação e complexidade e/ou diversificação crescente O plano de carreiras a ser implementado deve atender plenamente ao objetivo central da organização, levando sempre em conta o setor econômico a que ela pertence.
FINALIDADE DO PLANO DE CARREIRA
A finalidade desse plano é promover o desenvolvimento da organização através do melhor aproveitamento de seu patrimônio humano, ou seja, dando a este condição de auto-realização.
O plano de carreiras serve de base para:
a) decisões do responsável pela gestão de pessoas e do próprio empregado quanto ao desenvolvimento de sua carreira, na medida em que informa sobre as oportunidades existentes na organização, os acessos disponíveis e a capacitação necessária para cada etapa da carreira;
b) ações de desenvolvimento, motivação, integração e melhoria da produtividade individual e grupal;
c) práticas de gestão de pessoas referentes a recrutamento, seleção, avaliação e compensação;
d) programas de desenvolvimento organizacional, notadamente os de desenvolvimento de pessoal e treinamento e desenvolvimento da capacitação gerencial.
Ademais, pode-se dizer que a implementação de um plano de carreiras visa a:
a) propiciar carreiras compatíveis com as necessidades de mão-de-obra;
b) motivar os empregados para o trabalho, dando-lhes a possibilidade de ascender na