GESTÃO DE CARREIRA: Princípios e desafios na geração Y
GESTÃO DE CARREIRA: Princípios e desafios na geração Y
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de MBA em Administração Estratégica da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.
Rio de Janeiro
2013
1. TÍTULO
Aspectos da Gestão de Carreira: Princípios e Desafios da geração Y.
2. TEMA
Atualmente as iniciativas da administração estratégica estão focadas em melhorar os processos de gestão e consequente obtenção e potencialização de resultados. São vários os fatores que influenciam os caminhos a serem seguidos. Sem dúvida alguma que a gestão de recursos humanos é parte fundamental deste processo e chave da execução.
Portanto, é de muita relevância lançar um olhar sobre o processo de gestão de carreira e suas implicações. A administração de carreira, mas precisamente o foco de gestão em carreira, se torna um tema de amplitude significativa e desafiante.
A gestão de carreira é a resposta mais completa para as necessidades da empresa moderna na gestão de seus recursos humanos. De um lado, temos as pessoas que pensam o seu desenvolvimento pessoal e profissional e buscam a sua satisfação, e de outro, temos as empresas com seus conceitos e ferramentas focadas em fazer das pessoas o caminho para o lucro.
Neste contexto lançaremos um olhar sobre os princípios e desafios de trabalhar e desenvolver a gestão de carreira com o profissional da geração Y.
O tom desta geração é o crescimento vertical acelerado, feedback constante, informalidade , amplitude nos relacionamentos e individualidade no dia a dia e na obtenção dos resultados. Tudo isso, vai de encontro ao processo de gestão de carreira. Desde os primórdios, mais precisamente no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial houve a expansão da complexidade das empresas. O surgimento da escola da administração científica lançou uma visão sobre a necessidade de criar não só uma estrutura de