EStudo de caso pediatrico
1 IDENTIFICAÇÃO
1. Nome: Luis Felipe Santos Soares
2. Filiação: Lindinalva Santos Soares
3. Data de nascimento: 12/02/2007
4. Sexo: Masculino
5. Idade: 03 m 18 d
6. Etnia: Branco
7. Procedência: Aracaju
8. Naturalidade: Sergipe
9. Data de admissão: 01/05/2007
10. Hospital: Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho
11. Unidade de internamento: Ala 600
12. Enfermaria: 605
13. Leito: 605.6
14. Diagnóstico confirmado: Hidrocefalia
2 MOTIVO DA INTERNAÇÃO
A criança foi internada logo ao nascer por apresentar baixo peso e durante a internação adquiriu infecção respiratória e urinária. Foi para a residência após receber alta, a genitora relata que percebeu aumento no perímetro cefálico, afirma ainda que a criança sempre foi pálida e chora ao ficar deitada em decúbito dorsal. Procurou ajuda na Unidade Básica próxima à sua residência, onde foi orientada a procurar o Hospital de Urgências de Sergipe para resolução do problema.
3 ANTECEDENTES FAMILIAR E FAMILIAL
1 História Familiar
Paciente reside com a mãe no bairro Santa Maria, no município de Aracaju, em casa de bloco, com energia, sem água tratada e sem saneamento básico.
A genitora relata que a alimentação da criança é composta de chás e mingau, só recebeu aleitamento materno por aproximadamente três semanas.
Quanto às eliminações relata diarréia no último mês, e diurese é escassa.
2 História Familial
A genitora relata que seus pais (avós da criança) são hipertensos. Desconhece patologias da família do pai da criança. Perguntada quanto ao pré-natal a mesma afirma que fez apenas duas consultas, teve repetidas infecções urinárias durante a gestação. Relata ainda que só soube que estava grávida no segundo mês de gestação, nesta época procurou o médico pois estava apresentando tonturas e fraqueza, após ser realizado hemograma foi detectado anemia grave.
4 ANTECEDENTES PATOLÓGICOS
Infecção respiratória, baixo peso ao nascer, infecção urinária,