Estudo de caso: organização de vendas da pluribiz
1. Departamentalização por produtos
Departamentalização por Função
2.1 – No tipo por produto a empresa é dividida em função dos produtos que fabrica, ou dos serviços que comercializa. Exemplo deste tipo de estrutura, a Philips temdiversas divisões, não por produto, como também por tipo de mercado.
Vantagem: Objetivos transparentes para o público, versatilidade no atendimento ao cliente, oportunidade de inovação e criatividade, atuação com comunicação participativa e cooperação constante e centralização em um único dirigente de atividades para um propósito maior
Desvantagem: Objetivos conflitantes e coordenação complexa, abafamento das atividades não mercadológicas, medidas de controle e avaliação diferentes, custos aumentados e sem controle específico, carreira profissional vinculada ao produto e paradigma para outros grupos não produtivos.
2.2 – No tipo por função, é possível agrupar vários especialistas em um único grupo e sob uma mesma chefia especializada, garantindo plena utilização das habilidades técnicas dos profissionais envolvidos.
Vantagem: Além de permitir uma significativa economia de escala, advinda do aproveitamento de pessoas, móveis, máquinas e produção em massa em departamentos específicos.
Desvantagem: Dificulta também a adaptação às mudanças externas à organização, devido à sua abordagem mais voltada para o que acontece no interior dos departamentos. Porém, isto irá variar de empresa para empresa, de acordo com sua abordagem e tipo de gestão
3.1 – Na alternativa por produto vai favorecer em relação a versatilidade no atendimento pois os clientes são atendidos por difertente vendedores da mesma empresa isso vai ficar mais pratico, também vai ter uma centralização maior é assim ajudando ao administrador geral.
3.2 – Na alternativa por função vai favorecer a empresa vai ser aporveitado mais a produção, maquinario e pessoas, agrupando varios especialistas em um único grupo e sobre