História da contabilidade
Da Pré-História aos dias de hoje.
Sumário
Idade Antiga3
Idade Média 5
Idade Moderna 6
Idade Contemporânea8
Contabilidade no Futuro6
Idade Antiga
A história da Contabilidade está intimamente ligada às necessidades de proteção do patrimônio do homem da Idade Antiga, que surgiu junto ao rompimento da vida comunitária, quando o homem deixou a caça e passou a viver da agricultura e do pastoreio. A divisão das terras foi essencial à criação do senso de propriedade.
Como o homem sempre foi um ser pensante, desde a Pré-História já havia a necessidade de gerir o seu Patrimônio e, de uma maneira rudimentar o homem exercia atividades contábeis. Os primeiros registros contábeis observados nesta época se deram pelo fato de que o homem precisava contabilizar o seu rebanho, suas armas de caça e pesca. Tais registros começaram a ser feitos no meio da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer seus primeiros desenhos e gravações.
Acredita-se que os povos suméricos, fenícios e semíticos foram as primeiras civilizações propriamente comerciais, e a Contabilidade surgiu da necessidade de registros do comércio: as atividades comerciais exigiam um acompanhamento das variações dos bens, das transações de produtos e serviços. Essas trocas (de bens e serviços) eram registradas em simples relatórios sobre o fato ocorrido.
A evolução do homem trouxe consigo a necessidade de maior controle das entradas e saídas de capitais (embora nesta época o homem ainda não houvesse adotado um valor monetário à moeda). O homem passou a querer aprender formas de multiplicar seu patrimônio à medida que este aumentava. “Foi o pensamento do futuro que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção, etc.” A administração exigia um devido registro, a fim de ao final do “exercício” se prestar contas ao que se estava sendo administrado Os primeiros registros datam de