Estudo de caso - gol ( analise swot )
A Análise SWOT ou Análise FOFA (em português) é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas; e Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças. A parir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico. Assim sendo, podemos analisar a organização Gol da seguinte maneira:
• Ambiente interno: força: frotas modernas e econômicas, serviço de bordo simplificado, custos baixos com os funcionários devido ao número reduzido de profissionais por aeronave em relação a concorrência; fraqueza: não operar em rotas operacionais, não possuir serviços exclusivos de bordo.
• Ambiente externo: oportunidades: rotatividade alta em seus voos. Como a Gol não fazia vôos internacionais ela tinha a vantagem de concentrar seus esforços direcionando suas rotas onde mais se voa no Brasil. Voar em rotas curtas, eixos Rio-São Paulo e Brasília BH por exemplo. Redução de custos pelas vendas através da internet também foi uma oportunidade explorada com sucesso pela companhia em estudo; ameaças: quem se destaca sempre é invejado por alguém, na Gol não é diferente, logo a concorrência passou a se modernizar, reduzir custos e ter diferenciais que a Gol também possuía, sendo assim necessário inovar novamente.
Questão 4 - Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?
Segundo a tipologia de Porter, a estratégia de negócio da Gol é a de estratégia de liderança em custos, que oferece tarifas mais baixas a seus clientes. É a estratégia de foco que direciona seus esforços para um segmento