Estudo de Caso da Gol
01) Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil?
A Gol entrou no setor de aviação civil, implantando o modelo low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa). Sua ideia era estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender à demanda das classes mais baixas, que abrem mão de regalias e serviços luxuosos.
02) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol?
Missão: “Prover transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelo trinômio baixo custo, baixo preço e de excelência na qualidade, através de soluções inovadoras, buscando maximizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade”.
Visão: “Superar-se e ser reconhecida, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América Latina”.
03) Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol. Ambiente interno/ Força:Frotas modernas e econômicas, serviço de bordo simplificado, custos baixos com os funcionários devido ao número reduzido de profissionais por aeronave em relação a concorrência;
Fraqueza; Não operar em rotas operacionais, não possuir serviços exclusivos de bordo.
A Gol optou por voos domésticos, limitando seus destinos. Ela não faz voo internacional.
Ambiente externo/ Oportunidades: Rotatividade alta em seus voos. Como a Gol não fazia voos internacionais ela tinha a vantagem de concentrar seus esforços direcionando suas rotas onde mais se voa no Brasil. Voar em rotas curtas, eixos Rio X São Paulo e Brasília BH por exemplo. Redução de custos pelas vendas através da internet também foi uma oportunidade explorada com sucesso pela companhia em estudo;
Ameaças: Quem se destaca sempre é invejado por alguém, na Gol não é diferente, logo a concorrência passou a se modernizar, reduzir custos e ter diferenciais que a Gol também possuía, era necessário inovar mais uma vez.
4) Quais são as