Estudo de caso - gestão de suprimentos
1) Como a Motorola poderia evitar o excesso de estoque, em face do que ocorreu? Justificar em no mínimo cinco linhas
Não houve monitoramento nem planejamento do seu estoque. A Motorola não procurou avaliar o crescimento da demanda de celulares em relação à real demanda por celulares no mercado americano. Os resultados de crescimento das vendas nos últimos três anos iriam mostrar um gráfico bem inferior aos pedidos colocados pelos distribuidores. Esses em função da demanda que estava em crescimento acelerado e preocupado com o possível erro de previsão inflacionaram seus pedidos. Com isso a Motorola estocou um volume bem acima da demanda real que ocorreu. A Motorola poderia ter evitado seus elevados estoques em função de vendas não realizadas com o uso de métodos de calculo de previsão de demanda, com avaliação qualitativa da situação de mercado e com negociação adequada com seus parceiros varejistas.
2) Como a Motorola poderia agir para que pedidos exagerados não ocorram novamente? Justificar em no mínimo cinco linhas
Implementar um programa de logística integrada fortalecendo o gerenciamento da cadeia de suprimentos formando forte parceria com os varejistas. Trabalhar com o SCM em Just In Time para proporcionar confiabilidade a todos os clientes.
O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de fornecimento. Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar, pontos fortes, e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, aumentando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação a concorrência.
Os resultados que se esperam da utilização de sistemas que automatizem o SCM são:
Reduzir custos;
Aumentar a eficiência;