Radio na escola
Por Junior Pereira. dos Santos
Cuiabá, 2012
1
“Pesquiso para constatar, contatando intervenho, intervindo educo e me educo; Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.” Paulo Freire
SUA ESCOLA ANTENADA NAS ONDAS DA COMUNICAÇÃO A visão do uso do Rádio como meio de difusão da educação, surgiu através de projetos ligados ao Rádio e à TV, geralmente, num trabalho em conjunto. A tentativa era fazer com que os dois meios, efetivamente, fossem capazes de vencer as distâncias territoriais gigantescas do Brasil e que exercessem um papel verdadeiramente educativo. A falta de recursos financeiros para criar um estúdio de rádio não é impedimento para criação das rádios escolas, pois poucos equipamentos são necessários para montar um estúdio de rádio, que vai motivar a garotada a aprender uma nova linguagem.
As unidades escolares possuem realidades diferentes e por isso o projeto é planejado e desenvolvido respeitando cada uma delas. A programação que vai ao ar e toda organização para efetivar o projeto da rádio na escola é de responsabilidade dos participantes do projeto. Os alunos passam a ver o rádio não só como uma forma de entretenimento, mas também como um prestador de serviços que forma opinião e informa.
Vários projetos podem ser trabalhados dentro da rádio escola, pois ela corresponde a uma poderosa interface de comunicação que possibilita aprimorar o conhecimento e a interação entre alunos, professores e toda comunidade escolar. Aprender a utilizar o rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias potencializará o trabalho do professor e estimulará a autoria dos alunos.
Cuiabá, 2012
2
A rádio na escola poderá desenvolver diversas habilidades e competências como a pratica da leitura, a escrita, a oralidade, produção de texto a serem trabalhadas em cada programa, além da socialização, interação e consequentemente, a valorização do ser humano enquanto cidadão