Projeto "Rádio Escola"
A Rádio na Escola
Carolina Gomes e Letícia Oliveira
Introdução
Tecnologia é um conceito polissêmico, podendo se referir a artefatos, suas aplicações e os contextos de uso segundo lógicas sociais e organizacionais (Damásio, 2007). Considerando a tecnologia digital, trata-se especificamente de uma tecnologia baseada em circuitos eletrônicos que pode se traduzir em aparelhos como televisão, rádio e computador.
Quando se trata do uso de tecnologias digitais em educação, é possível evidenciar diferentes tipos de uso. Costa (2004) destaca alguns como aprender sobre a tecnologia, aprender através da tecnologia e aprender com a tecnologia. Diversos estudos apontam avanços provocados pelo uso pedagógico dessas tecnologias por professores e alunos (Penuel, 2006; Warschauer, 2008; Almeida e Prado, 2011). Dentre esses avanços estão: aumento do interesse e participação dos alunos, da comunicação entre professor e aluno, expansão dos conteúdos para além do previsto nas propostas curriculares, avanço no letramento digital e no acesso a material didático on-line.
O rádio é uma tecnologia digital que pode ser utilizada associada ao currículo escolar, promovendo um momento de lazer acompanhado com uma construção de conhecimento por parte dos alunos. Não é mais possível ver a educação sem a comunicação, sem novas tecnologias capazes de auxiliar neste processo de construção de conhecimento e cidadania. (Gonçalves e Azevedo, 2004).
A sala de aula já não é considerada único lugar de aprendizagem (Assumpção, 2010) e o aluno já vem para escola com seus pensamentos próprios e opiniões advindos de várias fontes, muitas delas de mídias como televisão, rádio e internet. A rádio na escola pode funcionar como um espaço de socialização dos alunos, de discussão de temas de seu cotidiano e temas tratados no currículo escolar e de reflexão crítica sobre essas informações que os alunos trazem de casa para a escola (Assumpção, 2006)
Justificativa
O Colégio Estadual Waldemar