comunicacoes radio escola
São Bern@rdo.com.br
Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo www.metodista.br/unesco/GCSB/index.htm Ano 1 - nº 2 - (julho/dezembro de 2004)
Textos previamente apresentados em reuniões científicas e selecionados pelos membros do comitê editorial
O Rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo
Elizabeth Moraes Gonçalves e
Adriana Barroso de Azevedo*
Trabalho apresentado no Congresso ALAIC´2004
Resumo
O presente artigo visa levar à reflexão sobre a importância do Rádio na educação, considerando a avaliação dos principais atores de um projeto intitulado “Rádio-Escola”, implementado no município de Vargem Grande Paulista, no ano 2000, demonstrando a visão da criança sobre o rádio quando ela mesma está envolvida no processo de criação e produção da mensagem radiofônica. A discussão proposta fundamenta-se numa revisão de conceitos que envolvem a temática, desde comunicação, rádio e cidadania, até os elementos da análise de discurso. A pesquisa realizada possibilitou-nos reconhecer na fala da criança a imagem que construiu de si mesma como ser participante e feliz; a imagem que construiu do Projeto Rádio-Escola e do próprio rádio como veículo indispensável para sua sociabilização participativa.
Palavras-chave: Rádio-Escola; Comunicação; Discurso.
Introdução
O Rádio, desde o seu aparecimento, tem se constituído, de fato, como um veículo de massa, não
O Rádio na escola como instrumento de cidadania: uma análise do discurso da criança envolvida no processo
apenas pela sua abrangência e capacidade de atingir grandes públicos, mas também pelas facilidades que seu formato proporciona na veiculação de informações, qualidade que não podia ser encontrada no impresso, restrito a uma elite alfabetizada das sociedades.
Para ARAYA BARBOSA e SIERRA MEJÍA (1999, p. 15-17), o rádio na América Latina tem