ESTRUTURAS DE MERCADO
Várias formas ou estruturas de mercado dependem de três características:
a) Número de empresas que compõem esse mercado;
b) Tipo de produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados);
c) Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA
A concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado onde existe um grande número de empresas, de tal maneira que uma dessas empresas, isoladamente, não afeta a oferta de mercado e com isso nem o preço de equilíbrio. Este grande número de empresas nesse mercado as tornam apenas tomadoras de preços.
Nesse tipo de mercado devem prevalecer as premissas:
- mercado atomizado: composto de grande número de empresas, como se fossem “átomos”.
- produtos homogêneos: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes.
- não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado.
- transparência no mercado: todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
Uma característica nesse tipo de concorrência é que a longo prazo não existe lucro extra (em que as receitas superam os custos), apenas os lucros normais, que representa a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade).
Como o mercado é transparente se houver lucros extras a curto prazo, isso irá atrair novas firmas, pois não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta, os preços tenderão a cair, e com isso também os lucros extras que tendem a zero. Restando apenas lucros normais, implícitos nos custos, quando então cessa o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Nenhuma empresa isoladamente tem condições de alterar o preço ou praticar preço superior ao estabelecido no mercado, mas com esse preço dado pelo mercado, ela poderá vender quanto puder, limitada apenas pela sua estrutura de custos.
MONOPÓLIO
O mercado monopolista apresenta condições opostas às