A emiss o de carbono pelos ruminantes

1359 palavras 6 páginas
A emissão de carbono pelos ruminantes
O gado emite Carbono através da fermentação entérica (digestão). Todavia, há que se considerar o sistema da pecuária como um todo.
As plantas realizam, através da clorofila, uma atividade chamada fotossíntese, onde, sob a ação da energia da radiação solar, forma-se o hidrato de carbono (açúcares e celulose), pela combinação do Gás Carbônico com a água. Esse processo absorve o Gás Carbônico da atmosfera, liberando o Oxigênio.
O balanço do Carbono no sistema planta animal é altamente positivo, ou seja, lucrativo, pois as Receitas (seqüestro de Carbono e liberação de Oxigênio) é muito maior do que as Despesas (liberação entérica de Carbono). Trata-se de um verdadeiro filtro do ar, reduzindo os teores do Carbono na atmosfera e armazenando-o nos tecidos vivos das plantas. O gado, ao pastejar, consome parte desse Carbono presente nas folhas por ele consumidas e elimina parcialmente esse Carbono através da digestão. É necessário também considerar que essa movimentação do Carbono faz parte de um ciclo de curto período: o Carbono que estava no ar vai para a planta e daí para o animal e parte retorna para o ar. É assim que a natureza funciona.

O problema de GEE no Brasil

As informações preliminares do Segundo Inventário Brasileiro das Emissões e
Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (2009) indicam a emissão total de GEE brasileira, para o ano de 2005, de 2.203.362 Gg de CO2 eq., sendo a agropecuária responsável por 22% das emissões e a mudança no uso da terra por 57,5%. A contribuição da agricultura na emissão de metano nacional foi de 71%, composta principalmente pela emissão entérica com 63,3% (54,1% pelo gado de corte, 7,4% pelo gado leiteiro e 1,9% pelas outras espécies), seguida pela emissão do manejo dos dejetos animais confinados, com 5,5%. As emissões de óxido nitroso pela agropecuária representam 90,6% das emissões nacionais deste gás e são provenientes principalmente da emissão dos solos. Apesar da baixa emissão por

Relacionados

  • Eletrocardiograma
    35545 palavras | 143 páginas