Estudo De Caso Gerontologia
Demência nada mais é que a diminuição progressiva das faculdades mentais, o sujeito perde a capacidade de resolver problemas rotineiros atrapalhando até em suas relações interpessoais, seu tratamento é baseado no retardo dessa perda, devido ao esgotamento das funções orgânicas os idosos são os mais suscetíveis a essa enfermidade.
Entre os processos de demência os principais são o Alzheimer, que é a perda de funções cognitivas causada pela morte de células cerebrais, Demência Frontotemporal, a degeneração de um ou de ambos os lobos frontais e temporais do cérebro, Demência com corpos de Lewy, causada pela degeneração e morte das células nervosas do cérebro e Demência Vascular, resultante de uma série de pequenos acidentes vasculares cerebrais.
2. OBJETIVO
Ampliar o conhecimento sobre idosos.
3. METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em conteúdos encontrados na internet.
4. DESENVOLVIMENTO
4.1 EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM
28/03/2015 às 08:00, J. B. S., idoso, 89 anos, sexo masculino, católico, apresenta demência com presença de catalogia, encontra-se lúcido, pouco participativo, em uso de cadeira de rodas. Ao exame físico, couro cabeludo integro e sem sujidades, mucosas normocrômicas, escleróticas e anictéricas, tórax simétrico, com pouca expansividade, abdome flácido e indolor à palpação, turgor e elasticidade diminuídos, diurese e dejeções presentes. Em uso de fraldas.
Ao Exame: Normocardíaco com FC:87 bpm; PA: 140x90 mmhg; Afebril com T axilar: 34,5 °C; Eupineico com FR: 19 ipm.
4.2 FISIOPATOLOGIA
Alzheimer é uma afecção incurável causada pela morte das células cerebrais, os neurônios, que quando diagnosticada no inicio é possível retardar seu avanço e controlar seus sintomas, geralmente atinge indivíduos idosos, caracteriza-se pela perda das funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem devido às células afetadas serem responsáveis por essas funções.
Demência Frontotemporal, caracteriza-se pela degeneração de um ou de