trabalho de gereontologia
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
GPA DE SAÚDE
SERVIÇO SOCIAL 2010/2
ALANA DA SILVA DIAS
ADRIELLI RAMOS DE BRITO
LILIAN KETILLY P. TOLEDO
DISCIPLIMA: GERONTOLOGIA
DISCENTE: LEILA SANT’ANA
VARZEA GRANDE
ABRIL 2014
A Gerontologia, termo cunhado por Metchneincoff em 1903, derivado do grego “gero”(velho), ¹delimita o campo do estudo do envelhecimento, com enfoque multi e interdisciplinar visando a descrição e explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento humano e, de seus determinantes genético-biológico, psicológico, sócio político e histórico. Há subdivisões várias da gerontologia ao aprofundamento de estudos especializados do fenômeno do envelhecimento. Na área da saúde, a gerontologia social e a geriatria fazem mais frequentemente parceria em empreendimentos sejam de pesquisa, de ensino ou de assistência. Os profissionais, das mais variadas formações, tem se especializado em envelhecimento e trabalhado em um exercício tentativo de postura interdisciplinar.
Interdisciplinar, entende-se que ele atua de modo coletivo, em trabalho diversos, mas, envolvendo vários profissionais, em uma ação conjunto, em articulações de conhecimento entre áreas. Exemplo: Ao avaliar a evolução de um paciente, cabe a todos os profissionais trabalharem em conjunto, e com o objetivo único a ser observado, porem, cada um deve fazer sua alta avaliação em particular, sem interferir na conduta um do outro.
A Multidisciplinar, opera de maneira em objetivos únicos, Mas, de forma que não tem cooperação, por exemplo, quando um paciente está acamado, ele possui um prontuário de avaliações que é feito ao dia de cada profissional, de sua área, porem trabalham em coletividade, mas, cada um em sua área exercida.
¹Ver em: http://www.uesb.br/revista/rsc/v3/v3n1a02.pdf
A gerontologia social estuda os impactos dos fatores sócio-político culturais sobre o processo de envelhecimento e a geriatria, termo cunhado por Nascher