Estudo de caso disney
A Disney oferece um entretenimento despretensioso, com perfeição e criatividade, baseado em valores familiares tradicionais e que atende todas as faixas etárias. Tem a capacidade de divertir e busca sempre superar as expectativas de seus clientes, ou seja, encantá-los. Faz com que seus clientes voltem a ser crianças, torna os momentos mágicos. Os fatores-chave para o sucesso da Disney é o encantamento do cliente e o cuidado com a marca.
2 – Em que pontos a Disney está vulnerável? Com o que deveria tomar cuidado?
A Disney, com qualquer outra empresa, está vulnerável aos concorrentes, tanto diretos como indiretos. Deve estar sempre atenta ao mercado, à mudança nos padrões de consumo das pessoas. Está vulnerável também em casos de crises e desastres mundiais.
3 – Quais os cuidados que a Disney deve ter ao definir os seus processos de gestão?
Na definição dos processos de gestão, deve-se permitir ter uma visão sistêmica de todo o processo, deve saber como funciona o todo. O crescente dinamismo dos mercados fez com que a capacidade de reagir rapidamente às necessidades do cliente passasse a ser um atributo competitivo básico e, com a visão geral, é possível resolver os gargalos e, assim, oferecer produtos/prestar serviços de qualidade e com agilidade. Além de desenvolver os projetos, deve gerenciá-lo a fim de se obter o máximo de retorno. A Disney é resultado de planejamento detalhado, trabalho de equipe e execução impecável. Ela trabalha através de divisões, cada qual com suas responsabilidades, porém, unidas, integradas, buscando objetivos comuns. Um exemplo disso é o sucesso do seriado de TV Kim Possible, que conseguiu desovar uma série de produtos.
4 – Identifique os pontos onde a pesquisa de marketing pode ter auxiliado os executivos na tomada de decisão.
Como a Disney constrói segmentos de consumo em torno de cada um de seus personagens, ou seja, utiliza um grande filme para a venda de vídeos,