Evolução da contabilidade
A contabilidade é uma ciência social, e tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades. Umas das suas principais funções é fornecer informações, confiáveis e rele-vantes aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade. Para isso, iremos desenvolver um estudo, tornando-se necessário entender sobre a origem da con-tabilidade, seus primeiros sinais na antiguidade e sua evolução histórica.
DESENVOLVIMENTO
A contabilidade teve seus primeiros sinais de existência aproximadamente há 4.000 anos a.C. Entretanto, alguns teóricos falam que já existiam 6.000a.C. Nesta época, mesmo sem conhecer números, a escrita nem a moeda o homem primitivo, que tinha como principal atividade ser pastoreio ao separar pedrinhas para cada cabeça de ovelha, já es-tava praticando uma forma rudimentar de contabilidade, pois no final deste processo, as pedras eram guardadas com muito cuidado para que no inverno seguinte fosse possível avaliar se houve aumento ou diminuição no seu número de ovelhas, ou seja, se no ano seguinte sobrasse mais pedras do que no ano anterior, ele teria obtido um lucro. Esta prática representava a sua riqueza naquele momento. Com isso, percebe-se que desde as épocas mais antigas os homens já buscavam se organizar e a controlar seus pertences.
Com o tempo, o homem, começou a ter cada vez mais informações e possuir maior quantidade de seus bens e valores, começou a perceber a necessidade em saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação. A partir de então, surgiu então à necessidade dos registros, gerando os primeiros sinais notórios para estu-dos voltados a contabilidade.
A disciplina de Teoria de Contabilidade tem como objetivo fundamental a informação e surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Foi propriamente reconhecida como ciência no início do século XIX e sua criação foi fortemente influenciada pela escola italiana, pelo frei Luca Pacioli que, em