estudo de caso de CO
1 – Cite as semelhanças entre os conceitos referentes ao comportamento organizacional estudado e as práticas aplicadas pela Magazine Luiza.
2 – Diferencie incentivos financeiros e não financeiros com exemplos do texto.
3- Cite alguns desafios enfrentados por Marco Antônio.
4 – Em sua opinião, Marco Antônio teria o mesmo desempenho se não houvesse desafios? Por quê?
Qual recurso é mais importante em uma empresa? Muito afirmam ser o financeiro, pois é uma organização que visa o lucro. Mas e se for uma organização não lucrativa? Poderia dar a certeza que o principal recurso dessa organização seria o humano. Esse dilema é e sempre será um fator importante para o andamento da organização. Lucrativa ou não, uma organização precisa sempre do trabalho humano, e saber geri-lo, é um grande passo para o sucesso.
O comportamento organizacional de uma empresa busca sempre elevar o desempenho e bem estar de seus funcionários em diferentes situações, consequentemente aumentará também o desenvolvimento da organização. Para ter um ambiente agradável dentro da organização, são necessárias diferentes ciências comportamentais, como: Psicologia, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia, etc.
No caso Magazine Luiza, a empresária percebeu que estimulando e reconhecendo os méritos de seus funcionários, a empresa cresceria também. Com uma crise macroeconômica, ela precisou reduzir custos e consequentemente diminuir a renda fixa de seus funcionários. Porém, continuou com a mesmo estimulo à renda variável, ou seja, vendas por comissão. Assim, seus funcionários trabalhariam com desafios diários para conseguir atingir metas, e muitos dos que se destacaram, receberam viagens e gratificações para honrar seus méritos produtivos.
O reconhecimento da empresa pela dedicação de determinados funcionários é essencial para que os instiguem a serem os melhores nessa constante competição. Mesmo com incentivos financeiros a distribuição de 10% do lucro que exceder à meta anual,