Estudo de caso de Bioética
Estudo dirigido clonagem
1) Por que razões um indivíduo teria um animal de estimação clonado?
Supondo que o custo não fosse alto, você escolheria ter um animal de estimação clonado? Por quê?
Resposta: Existem algumas razões para uma pessoa clonar seu animal de estimação, a sentimental onde o dono sente um carinho enorme pelo animal, às vezes até o considera como um membro da família, e quando esse animal morre o dono sente uma grande falta do animal e acredita que outro animal de estimação não irá suprir esse falta, então ele vê na clonagem uma possibilidade de ter um animal de estimação idêntico ao seu animal que morreu, até mesmo com a personalidade parecida, já que a personalidade também está relacionada ao genótipo, assim o dono do animal até se convence que o seu novo bicho de estimação é o mesmo animal de estimação que morreu. A outra razão para clonagem seria a raça do animal caso fosse uma raça com pedigree ou estivesse em extinção. Acredito que mesmo se o custo da clonagem não fosse tão alto eu não clonaria meu animal de estimação, acredito que a morte faz parte da vida e que tenho que aprender a conviver com isso, caso sentisse muita falta do meu animal eu adotaria outro.
2) O primeiro gato clonado, CC, parece diferente do seu doador genético, Rainbow. Além disso, os dois parecem ter diferentes traços de personalidade. Por outro lado, Little Nicky, Tabouli e Baba Ganoush se parecem com os seus doadores genéticos e seus donos dizem que suas personalidades são idênticas. O que o processo de clonagem tem a ensinar sobre o papel da natureza e do ambiente no desenvolvimento de um indivíduo?
Resposta: Os genes e o ambiente estão sempre interligados entre si, pesquisa feita por geneticistas comportamentais demonstraram que genes desempenham um papel maior na formação da personalidade do que somente o ambiente familiar e social (PERVIN, JONH 2001). Assim pode explicar o motivo do qual os donos de animais de estimação