Resumo Racionalismo Descartes
1617 palavras
7 páginas
O Racionalismo foi o movimento que surgiu no auge do pensamento cientifico (Séc. XVI) e que o pensamento dominante que se estabelecia desde a Idade média já passava pelo seu processo de desconfiguração. O homem daquela época, vivendo agora em um novo mundo de incertezas e descobertas, começou a conceber uma nova forma de pensamento vigente, o que culminou no nascimento do Racionalismo, que teve como maior representante desse movimento o francês René Descarte (1596 - 1650). O racionalismo buscava compreender e apurar as chamadas idéias universais, ou como denominava os próprios racionalistas, as verdades indubitáveis ou inatas. Essas verdades estavam em todo ser pensante, pois traziam consigo desde sua concepção e precisavam da filosofia para trazer essas verdades à tona. Os racionalistas possuíam um método para alcançar tais verdades, utilizavam de quatro preceitos lógicos racionais e mais a dúvida como recurso indispensável para essa busca. Para descarte, tudo é racional e todo objeto está sujeito a razão.
Conceito
O Racionalismo é a corrente filosófica que usa a dúvida, como raciocínio mental lógico e discursivo, para a compreensão e a busca das verdades universais, Inatas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para compreendermos melhor o método utilizado por René Descarte para encontrar as essas tais verdades universais, devemos tomar em consideração alguns conceitos que o próprio possuía sobre as idéias que reside no pensamento humano e das atitudes que devemos tomar para alcançar a verdade racional. Descarte mostra que o espírito do homem possui três tipos de idéias:
Idéias Adventícias: São as idéias vindas de fora do pensamento racional, são aquelas idéias que surgem devido as nossas sensações, percepções e até por lembranças. São as nossas idéias cotidianas, que recebemos e aceitamos normalmente sem refletir um pouco sobre, não utilizamos nosso senso racional para