Estudo de caso da gol
-Questões:
1.Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil.
R.: A Gol teve a estratégia de fazer um sistema de vendas de bilhetes pela internet e celulares que é o chick-in. O chick-in é um programa de Open Skies. Através desse programa tem software que permite processar e controlar as reservas, receitas e taxas de ocupação dos vôos diariamente, o que representa grande diferencial em relação as outra companhias, e com isso a empresa diminui os gastos com os bilhetes impressos. A Gol concentrou mais nas rotas locais e curtas para os aviões ficarem menos tempo parados. E desenvolveu novos aparelhos para não perder o tempo em manutenções para operar mais vôos com cada aeronave do que seus concorrentes. Gerou também vôos de madrugada “corujões”, ultiliza seus compartimentos de bagagens para fazer serviços de transporte de cargas. Com toda essa estratégia operacional faz com que a Gol venda seus bilhetes com os preços mais baixos que os da concorrência. O que ajuda no crescimento da Gol também é a flexibilidade e eficiência operacional que a companhia tem.
2.Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.
R.: A missão da Gol era de atrair cliente e conquistar seu espaço através das aeronaves e a visão da Gol era crescer e desenvolver a empresa com flexibilidade e eficiência . Sim, pois hoje a Gol que desenvolver e crescer mais no ano de 2012 é a visão e objetivo para o setor, ou seja fazer vôos internacionais.
3.Faça a análise SWOT para início das operações da Gol.
R.: Oportunidades: enfraquecimento da concorrência, funcionários já especializados nos serviços oferecidos pela companhia área, salários desvalorizados.
Pontos fortes: oferecer um serviço mais acessível às classes sociais mais baixas, procurando reduzir os custos