estudo de caso Colelitíase
CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM
RAVENA MENEZES DE CARVALHO
RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CENTRO CIRURGICO.
MANAUS
2014
RAVENA MENEZES DE CARVALHO
RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CENTRO CIRURGICO.
Estudo de caso apresentado ao Instituto de Ensino Superior Materdei, para obtenção da nota parcial de estágio supervisionado em Centro Cirúrgico, orientado pela Profa. Maria Linduína Barbosa.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
O presente estudo de caso foi realizado no Instituto de Saúde da Criança – ICAM, durante o estágio em Centro Cirúrgico, refere sobre um paciente com diagnóstico médico de Colelitíase, tem por finalidade esclarecer a respeito de sua patologia, fisiopatologia da formação dos cálculos biliares, suas manifestações clínicas e a elaboração de um plano assistencial a ser colocado em prática. Este estudo foi desenvolvido baseando-se em referências bibliográficas dos autores CECIL, NETTINA et.al.
De acordo com SANDRA M. NETTINA Colelitíase é uma doença na qual corpo cristalino é formado dentro do corpo por concreção dos componentes normais ou anormais da bile. As pedras de colesterol geralmente são verdes, mas são às vezes amarelas ou brancas e são geralmente cerca de 80% das pedras da vesícula biliar. Elas são feitas primariamente de colesterol. As pedras pigmentadas são pedras escuras e pequenas feitas de bilirrubina e sais de cálcio que são encontrados na bile. Elas contribuem com os 20% restantes das pedras da vesícula biliar. Os fatores de risco para as pedras pigmentadas incluem cirrose, infecções do trato biliar e distúrbios de células sanguíneas hereditários, como a anemia falciforme (sickle cell anemia). Pedras de origem mista também podem ocorrer.
ANAMNESE
Paciente V.L.S., sexo masculino, 18 anos, de cor parda, solteiro, residente em Manaus, em