Pedro
CLEIDA ALENCAR DOS REIS
LUIZ RICARDO LARA DE MELO
COLECISTECTOMIA POR VÍDEO
GOIÂNIA-GO
2011
CEIDA ALENCAR DO REIS
LUIZ RICARDO LARA DE MELO
COLECISTECTOMIA POR VÍDEO
Estudo de caso apresentado a Escola São Vicente de Paulo para fins de avaliação no curso de especialização de Instrumentação Cirúrgica.
Aprovado em:
Banca examinadora
Professor Orientador: ____________________
Professor da Banca:___________________
Instituição: __________________________
Professor da banca:_________________
Instituição: ________________________
REIS, C.A.; MELO, L.R.L. Colecistectomia por vídeo. 2011. Estudo de caso, Especialização em Instrumentação Cirúrgica. Escola de Auxiliar e Técnico de Enfermagem São Vicente de Paulo, Goiânia, 2011.
RESUMO
Introdução: A colecistectomia é utilizada como método de eleição no tratamento da colelitíase há aproximadamente 10 anos. É um método seguro e benéfico, sem os inconvenientes da dor incisional no pós-operatório. Metodologia: estudo de caso e revisão de literatura. Revisão da literatura: Anatomia da vesícula biliar, Cirurgia, Complicações da cirurgia, Cuidados de enfermagem no pré e pós-operatório. Apresentação e análise dos dados: foram abordadas questões: Identificação; Histórico médico e pessoal; Exame físico no pré-operatório, transoperatório; Medicações usadas durante o transoperatório; Materiais e equipamentos; Diagnósticos de enfermagem e Planos de cuidados. Considerações finais: Considera-se deste estudo de caso sobre Colecistectomia por vídeo que esta é uma cirurgia segura, com baixo índice de infecção em relação à cirurgia tradicional.