Estudo de Caso: Cirrose Hepática
Trata-se de um estudo de caso realizado com um paciente portador de Síndrome de Hellp hospitalizado em um hospital da cidade de Guanambi/BA. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de caso com a finalidade de identificar os diagnósticos de enfermagem. Os dados foram coletados através de um instrumento devidamente estruturado com o modelo estrutural de Horta.
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
Tendo como pressuposto que o enfermeiro presta cuidados integrais e contínuos ao indivíduo, desde seu estado mais estável ao mais crítico, julga-se relevante a utilização de um método que lhe permita dispensar assistência mais qualificada e organizar suas ações. Este método, conhecido como Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é utilizado através do Processo de Enfermagem (PE) que pode ser definido como aplicação prática de um modelo assistencial ou teoria de enfermagem na assistência aos pacientes. Este Processo é um instrumento metodológico que possibilita identificar, compreender, descrever, explicar e/ou predizer a resposta da clientela aos problemas de saúde ou aos processos vitais, e determinar que aspectos dessas respostas exigem uma intervenção profissional.
HISTÓRICO
Paciente, com iniciais de A.S.N. Sexo masculino, 34 anos, pardo, catolico, brasileiro, natural do município de Guanambi - BA. Atualmente reside no Bairro Alto Caiçara. Servente de Pedreiro. Apresentou em julho de 2014, após ter ingerido grande quantidade de cerveja e água ardente, episódio de vômito severo sendo socorrido pela equipe plantanista do SAMU, ao aferir sinais vitais 180x100mmHg. Deu entrada na emergência da unidade inconsciente, em estado de coma alcólico, onde foi atendido e diagnosticado Cirrose Hepática. O paciente foi monitozidado, feito uso de sonda vesical de demora, e acesso periférico em MSE. Administrado em sua entrada soro fisiológico 0,9% sistema aberto; plasil 5mg EV; Complexo B 2ml diluído em 100ml de SF, logo solicitado vaga na ala de internação e