Estética
Cirrose Hepática
Acadêmicas:
Fabyanne Oliveira Ttec10
Ivete Coelho Ttec10
Maria Redig Ttec08
Sofia Dax Ttec09
Ubanise Cardoso Ttec10
Belém/Pará
2013
INTRODUÇÃO
A cirrose hepática é o resultado de um processo crônico de destruição das células hepáticas, que ocorre de maneira difusa, com formação de cicatrizes e nódulos levando à necrose do órgão.É considerada uma doença terminal do fígado. Apesar de não ser um câncer, esta condição pode predispor ao aparecimento de tumores hepáticos, como o hepatocarcinoma, e de tumores das vias biliares, como o colangiocarcinoma.
É uma doença caracterizada historicamente pela presença de fibrose e formação nodular difusas, com consequente desorganização da arquitetura lobular e vascular do fígado.
Se o álcool é tão prejudicial, por que se bebe? Provavelmente porque o álcool é uma droga que pode atenuar a ansiedade, a depressão e as tensões da vida moderna pela fácil disponibilidade e aceitação social e por ser muito divulgado por diversos meios de comunicação, que apregoam “suas qualidades” (melhor adaptação social, relacionamento entre as pessoas e, ultimamente, muito mencionado, capaz de reduzir os índices de mortalidade por coronariopatias), sem salientar seus enormes riscos quando consumido de modo excessivo. Em trabalho recente se concluiu que o consumo diário de vinho tinto, em doses consideradas “pequenas” atuou como protetor de coronárias(7). As conclusões de trabalhos como esse, assim como as de outra pesquisa que sugerem benefícios de “doses pequenas” sobre o cérebro(8) (realizado esse último com metodologia não apropriada)(9) devem ser muito cuidadosas. Não devem significar estímulo para o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente àqueles que com “tanto sacrifício” desejam abandonar o vício.
É indispensável uma “visão global”, salientando os enormes riscos das bebidas alcoólicas quando consumidas em quantidade excessiva. Vale salientar também