ESTUDO DE CASO Ciclo Virtuoso Versus Ciclo Vicioso
No atual trabalho vamos analisar os problemas enfrentados por Isabel, uma executiva de marketing responsável por administrar a rede de supermercados de sua família. Ela enfrenta uma série de problemas na empresa que vem ocorrendo ao longo dos anos como um ciclo que não se encerra, e o motivo disso é que os mesmos problemas são tratados da mesma forma há anos.
Diante dos problemas apresentados vamos analisar onde começa o problema e qual a melhor forma de resolvê-los. Vamos buscar entender
se a
postura adotada pelos administradores da empresa é correta e o que é preciso mudar. CICLO VIRTUOSO VERSUS CICLO VICIOSO
História da empresa
Manoel e Dona Amélia são portugueses e vieram para o Brasil na tentativa de viver uma vida mais serena. Inicialmente a iniciativa era uma mercearia caracteristicamente portuguesa, com o avanço das vendas a mercearia virou um armazém, em seguida um pequeno mercadinho, depois um supermercado e por fim a família se tornou dona de uma rede de supermercados com 12 lojas.
Manuel era dono de uma pequena mercearia e Dona Amélia fazia doces portugueses, pasteizinhos de nata, toucinhos do céu e bem- casados, para vender e ajudar o marido a atender os clientes.
Questões para discussão
1- Qual a importância do pessoal da linha de frente na criação da fidelidade dos clientes, no caso em questão?
O empregado no qual está representando à empresa, tem que ser bem qualificado, bem preparado, bem treinado, satisfeito profissionalmente, com uma boa autoestima, que saiba resolver os problemas com educação, ser uma pessoa que tenha tranquilidade e conhecimento de toda a empresa, isso tudo transparece em um bom atendimento, pois os clientes gostam de resolver os possíveis problemas na mesma hora junto à empresa ter uma atenção maior. E o contato do funcionário diretamente com o cliente é importantíssimo para o a fidelização e a garantia de sucesso para qualquer empresa, em um ambiente organizado.
2-