etapas do desenvolvimento embrionário humano desde a fecundação ao nascimento
Etapas do desenvolvimento embrionário humano
Etapas do desenvolvimento embrionário humano desde a fecundação ao nascimento!
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E FETAL HUMANO
ETAPAS
FECUNDAÇÃO E FERTILIZAÇÃO DO OVULO
Inicia-se quando a membrana de um espermatozóide se funde com a membrana de um ovócito. Uma vez iniciada, a fecundação ativa o ovócito. Esta ativação é autónoma e caracteriza-se por uma sucessão temporal de diferentes etapas de fertilização.
I. FASES DA FERTILIZAÇÃO
1) Passagem do espermatozóide através da corona radiata; Reação acrossômica 2) Penetração da zona pelúcida; 3) Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides; 4) Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino; 5) Formação do pronúcleo masculino;
8-12 h após a fecundação
6) Formação do zigoto: se formam os dois pronúcleos, o ovócito fecundado denomina-se zigoto.
DIFERENCIAÇÃO CELULAR: Embrião
II Segmentação
Primeiras 48H após a fecundação
Reposto o número diplóide de cromossomas (46,XX ou 46,XY), o zigoto inicia divisões mitóticas sucessivas. A clivagem embrionária origina um embrião com 2-4 células (ou blastómeros).
Ao 3º e 4º dia
O embrião apresenta 6-8 blastómeros, as divisões mitóticas dão origem a um embrião com cerca de 64 blastómeros (fase de mórula).
Ao 5º e6º dias
III Blástula
Na cavidade uterina, a mórula transforma-se num blastocisto
Do 3º ao 7º dias O zigoto viajará através da tuba uterina até o útero, onde começa a formação da placenta (após a nidação). A partir daqui começa a contagem da idade do feto
FETO
FETO
FETO
FETO
SEMANAS
ACONTECIMENTOS
1ª a 3ª