Definicoes tilly e resumos tito
Define-se por estado : 1. Aplicação de violência legítima de modo impessoal; 2. prioridade sobre demais organizações “em alguns aspectos”;
3. possuem extensos territórios (incluem-se cidades-estados, impérios... e excluem-se tribos, firmas, igrejas, linhagens...).
Define-se como estado nacional : 1. governo centralizado;
2. que age por meio de agências especializadas e autônomas;
3. em vastos territórios. Não confundir com estado-nação (TILLY, 1996, p. 47). Este supõe unidade lingüística, religiosa, simbólica .
Capital define-se por “recursos móveis tangíveis e os direitos legítimos sobre esses recursos” (TILLY, 1996, p.64).
Capitalistas define-se por “[...] aqueles que se especializaram na acumulação, compra e venda de capital” (TILLY, 1996, p.64).
Capitalismo define-se por: “[...] sistema em que trabalhadores assalariados produzem bens com matéria-prima de propriedade dos capitalistas” (TILLY, 1996, p.64), tendo surgido depois de 1500 e tendo se tornado “base da prosperidade de muitas nações” depois de 1750.
Coerção define-se por “A coerção compreende toda aplicação combinada –ameaça real ou imaginada– de uma ação que comumente causa perda ou dano às pessoas ou às posses de indivíduos ou grupos, os quais estão conscientes tanto da ação quanto do possível dano. (Essa definição desajeitada exclui o dano não intencional, indireto e secreto)” (TILLY, 1996, p.67).
Resumos “Comentário de tito Livio”
Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio
“Discursos”, como também é conhecida a referida obra, foi escrito por Maquiavel quatro anos após haver concluído “O Príncipe”, o que justifica suas perceptivas semelhanças com o primeiro. No entanto, o que o distingue de “O Príncipe” é a análise detalhada da república, em que o autor claramente se coloca em favor desta, a apontar suas principais características observadas no decorrer da história e modos de melhorá-la, ou de ao menos mantê-la. Assim, pode-se considerar