Estudo de caso carrefour
6° SEMESTRE
PESQUISA OPERACIONAL
Estudo de caso Carrefour
São Paulo
2011
Estudo de caso Carrefour
As grandes empresas estão preocupadas com a competitividade no mercado, em acompanhar as inovações e as necessidades da demanda da sociedade que valorizam e se preocupam com as causas ambientais, ou seja, consumidores mais exigentes e conscientes
As empresas necessitam cada vez mais de estratégias com diferenciais competitivos na busca pela perfeição e excelência com a finalidade de agradar e atender as necessidades de seus clientes.
A rede de varejo Carrefour usando como estratégia o selo de Garantia de Origem (GO), que nada mais é do que uma auditoria da origem dos produtos até as prateleiras dos supermercados, as condições de trabalho, a não utilização da mão de obra infantil, treinamento adequado a higiene, garantindo à mais alta qualidade, ecológica e socialmente correta e a satisfação dos seus clientes, agregando valor a marca e aos produtos.
[pic]
A auditoria identifica e valoriza o trabalho social feito com os empregados e com a comunidade pelos fornecedores, assim, o Carrefour auxilia e os orienta a criar projetos e campanhas sociais apostando no espírito de cidadania.
As ações da rede Carrefour contam com a parceria de órgãos administrativos e com a colaboração do voluntariado através serviços sociais que beneficiam a população num modo geral, dessa forma são os consumidores que sai ganhando com essa certificação. O Carrefour por tudo isso vem assentado em princípios éticos, fazendo com que ações locais sirvam de exemplo para empresas estratégicas e socialmente responsáveis de todo o mundo.
Outro grande exemplo que temos no segmento de varejo é a empresa americana Wal-Mart, uma das líderes