Resenha
RESUMO
Este trabalho busca verificar a aplicação das simbologias regionais usadas em marcas multinacionais. Em especial, este trabalho apresenta a criação da marca Carrefour, composta por símbolo e logotipo, valendo-se das cores da bandeira francesa e da inicial da marca Carrefour, o “C” apresentado em contraste entre figura e fundo, um princípio da Gestalt.
PALAVRAS-CHAVE logomarca carrefour; bandeira francesa; símbolo e logotipo
Este trabalho tem como objetivo mostrar pontos relevantes na criação de marcas e identidades visuais, com ênfase no logotipo e no símbolo e a utilização de elementos regionais em sua concepção.
A escolha do tema deu-se em razão da notável dificuldade na criação de marcas e na sua perfeita consolidação. Principalmente quando se utiliza elementos com um significado um pouco restrito, ou pelo menos mais familiares, de uma cultura especifica de uma determinada região. Situação comum no Sul do Brasil, em especial por conter características mais tradicionalistas da região e que podem causar certos problemas ao serem expostas em outras regiões.
A marca do Carrefour foi escolhida por possuir elementos culturais muito fortes, e que podem ser estranhos à maioria dos brasileiros, causando até surpresa quando revelados, além da abrangência mundial da marca e sua forte penetração no Brasil.
Este estudo tem uma importância vital por tratar-se de um mundo globalizado, onde o alcance da comunicação através de uma marca pode transpor seus limites geográficos e culturais e atingir regiões de características nacionais totalmente diferentes onde poderiam causar certa confusão quanto aos valores a serem transmitidos. Em um mundo cada vez mais competitivo, baseado cada vez mais em signos visuais, uma boa logomarca é fundamental na diferenciação reconhecimento e visibilidade de um empreendimento. A descrição de signo é basicamente um desenho que qualquer grupo de indivíduos consiga