Estudo de Caso - Buffet Comabem
O Estudo a ser apresentado trata-se do caso do Buffet Comabem, que foi criado em 1970 pelo Srº Ricardo Pessoa e mais três amigos.
A princípio era um pequeno negócio de produção e venda de comida para entrega em domicílio, para empresas ou pessoas físicas. Com o passar do tempo, a Empresa cresceu e vários aspectos internos e externos sofreram mudanças. Essas mudanças causaram impactos relevantes para o negócio.
Com isso, o caso do Buffet Comabem foi analisado e, a partir desta análise realizada, foram destacados alguns pontos que serão expostos neste presente trabalho.
ANÁLISE DO CASO: BUFFET COMABEM
Uma Organização é formada pelos funcionários que nela atuam, se estes estiverem insatisfeitos e não se identificarem com a Empresa, a mesma não poderá funcionar de forma adequada, pois funcionários insatisfeitos não irão exercer suas atividades conforme o esperado, o atendimento aos clientes não será satisfatório e consequentemente a qualidade do serviço será ruim e, isso será percebido por quem consome. Foi exatamente o que aconteceu com o Buffet Comabem.
Baseado nas análises realizadas no caso em questão pôde-se perceber uma falha na gestão de pessoas da Organização, as mudanças ocorridas na Cultura Organizacional impactaram a Empresa de forma negativa e, essa questão pode ser apontada como o principal motivo da crise ocorrida.
Devido à expansão do negócio e à falta de planejamento na distribuição de funções de gestão, a Cultura da Empresa foi se modificando e a essência inicial foi se perdendo. Com isso, o ambiente agradável de trabalho que os colaboradores tinham como padrão passou a ser completamente diferente e esse fato causou a insatisfação dos mesmos. Os funcionários perderam a motivação e o incentivo e, passaram a não desempenhar com o mesmo interesse seus cargos e funções.
Enquanto essas mudanças internas ocorriam no Buffet Comabem, alguns fatores do mercado externo também estavam sofrendo alterações, dentre eles podem se destacar: a