Estudo de caso aché distribuidora de medicamentos
TEMA DO SEMESTRE - CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO
A estrutura logística de uma organização é responsável pelos processos internos da empresa que é a Logística Integrada e também pelos processos de toda cadeia de Suprimentos que organiza e estabelece os processos do recebimento da matéria-prima, a produção do item, a distribuição até a chegada do produto ao ponto de venda, que é a Integração Logística . A Aché na decisão de verticalizar ou não e definir sua cadeia produtiva teve que analisar vários fatores. Neste sentido.
1. Desenhe uma Cadeia de Suprimentos ideal para atender todas as necessidades da Aché.
[pic]
2. Descreva qual estratégia de estoque seria adequada a um produto de alta saída? Explique.
Levando-se em conta as características dos estoques tais como estoque de segurança para garantir agilidade no atendimento, a economia nas compras e transportes porque negociando grandes volumes aumenta-se o poder de negociação e reduz o custo unitário do produto. Também aumenta-se o nível do serviço com a agilidade na entrega do produto.
Com estoques de alta saída é necessário o método de empurrar os estoques, ou seja, a empresa transfere suas mercadorias para seus depósitos o máximo possível.
Deve se utilizar um sistema de informação adequado e integrado ERP além de escolher uma boa localização afim de utilizar uma maior variedade de modais de transporte.
3. Para auxiliar o controle logístico da Aché, sistemas como o Manufacturing Resource Planning – MRP II (Planejamento de Recursos de Manufatura) são excelentes ferramentas de gestão. Comente sobre o MRP II e como este pode auxiliar o controle logístico da Aché.
O MRP é uma ferramenta tecnológica que auxilia as empresas no controle e na previsão de matérias necessários