razão e finalidade do porfessor planejar suas aulas
1 INTRODUÇÃO 3
2 desenvolvimento 4
2.1 empreendedorismo e plano de negocios 4
2.2 gestão de projetos 16
2.2.1 Administração da produção e logística 16
3 CONCLUSÃO 110
REFERÊNCIAS 111
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho teremos como objetivo de simular as decisões e ações pertinentes á abertura de uma nova empresa no setor de farmácia, atendendo aos requisitos propostos nos desafios dos seguintes temas; Empreendedorismo e Plano de Negócios, Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística.
A pesquisa de campo foi feita em duas farmácias de nossa cidade, a drogaria Itumbiara e a drogaria Akifarma, a drogaria Itumbiara tem mais de quatro anos de mercado e a Akifarma pouco mais de dois, a drogaria Itumbiara tem apenas um dono, e tem um alto giro de mercadorias fazendo por assim entender de que em média de 50 produtos na prateleira 35 deles são vendidos por semana, enquanto que a Akifarma tem três sócios e possui em base uma média de 20 a 25 produtos vendidos por semana a cada 50 produtos na prateleira.
Ambas estão sólidas no mercado e possuem fornecedores idênticos, possuem um serviço de entregas a domicilio via moto.
A cadeia produtiva do setor de farmácias envolve três segmentos, assim distribuídos:
Laboratórios farmacêuticos;
Distribuidores de medicamentos;
Comércio varejista de medicamentos.
O presente trabalho vai concentrar - se na análise do segmento "drogarias", por ser o mais representativo do setor e pela maior facilidade na obtenção de dados.
2 desenvolvimento
2.1 empreendedorismo e plano de negocios
Nas empresas pesquisadas pude perceber que apenas o dirigente ou sócio majoritário são empreendedores, os demais participantes são administradores.
A maior parte das empresas que comercializam medicamentos no varejo é de micro e pequeno porte, se consideramos os critérios utilizados