Estudo de caso 3m
Departamentalização por clientes, pois consiste em separá-los por grupos semelhantes e, portanto mantendo o foco ideal para cada tipo de cliente (grandes clientes e pequenos e médios clientes).
A departamentalização por produtos e serviços. Ocorre geralmente na indústria de bens de consumo, pois gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa. A 3M cria um produto novo e diferente a cada três dias, em média.
2. Quais as sugestões que você daria para melhor departamentalizar a 3M?
A 3M passou por um processo de transformação, o qual mudou a forma da mesma trabalhar, tornando-a uma das empresas mais inovadoras do mundo. Em relação a departamentalização a 3M encontra-se bem estruturada, talvez ainda poderia incluir a departamentalização por projetos, que consiste na atribuição das atividades frente aos projetos existentes nas organizações, como cada projeto é de grande conhecimento de seu gestor, esta prática permitiria um melhor cumprimento das metas e prazos, uma vez que a adaptação dos gestores aos seus projetos é maior em relação ao todo.
3. Você considera a 3M uma empresa introspectiva ou extrospectiva? Como ela tem tanto sucesso com tantos produtos diferentes?
Extrospectiva, pois analisa o comportamento e o ambiente das pessoas. O sucesso provém da estrutura organizacional que a empresa adotou (departamentalização por clientes e por produtos e serviços).
4. A partir de que bases a 3M fez as mudanças na sua estrutura organizacional? Afinal, qual é o principal pruduto da 3M?
Fez as mudanças apartir do momento em que contatou as necessidades dos clientes, as quais estão em constante modificação, e por isso, a companhia passou por uma transformação. A 3M